sábado, 3 de agosto de 2013

AS TRES RESPOSTAS - DESCONHEÇO O AUTOR



Um dia um imperador decidiu que se ele soubesse as respostas de três questões, ele sempre saberia o que fazer, não importasse o quê. Então, ele mandou anunciar em todo o seu reino que se alguém pudesse responder suas três questões, ele daria uma grande recompensa.

Estas são as três questões:

· Quando é o melhor tempo para se fazer alguma coisa?

· Quem é a pessoa mais importante?

· Qual é o objetivo mais importante?

O imperador recebeu muitas respostas, mas nenhuma o satisfez. Finalmente ele decidiu viajar para uma montanha para visitar um eremita que lá vivia no topo. Talvez ele soubesse as respostas.

Quando lá chegou ele fez as três perguntas. O eremita, que estava capinando o seu jardim, ouviu atentamente a então retornou ao seu trabalho sem dizer uma palavra. Como o eremita continuava a capinar, o imperador percebeu o quanto ele estava cansado. Assim, ele disse, me de a enxada. Eu vou capinar e você pode descansar um pouco.

Depois de capinar por muitas horas, o imperador estava cansado. Ele pôs a enxada de lado e disse: "se você não pode responder minhas questões, tudo bem. Basta me dizer que eu vou embora."

De repente o eremita pergunta: "Você ouviu alguém correndo?", apontando para as árvores. E, então, aparece um homem cambaleando entre as árvores e segurando o estômago. Quando o eremita e o imperador se aproximaram ele desmaiou. Abrindo sua camisa eles viram que ele tinha um corte profundo. O imperador limpou a ferida, usando sua própria camisa para "estancar" o sangue. Quando recobrou a consciência o homem pediu água. O imperador correu até o riacho e trouxe água para ele.. O homem bebeu e dormiu.

O eremita e o imperador carregaram-no para a cabana e o deitaram na cama do eremita. O imperador, que estava cansado, também dormiu.

Na manhã seguinte, quando o imperador acordou, viu o homem ferido em pé na sua frente murmurando: perdoa-me! Perdoar você? Disse o imperador, sentando imediatamente. O que você fez que necessita o meu perdão?

Vossa Majestade não me conhece, mas eu o tenho considerado como o meu pior inimigo. Durante a última guerra, V.M. matou meu irmão e roubou minhas terras. Então eu jurei vingança dizendo que iria matá-lo. E, de fato, ontem eu estava em uma emboscada, esperando V.M. retornar para casa para matá-lo. Eu esperei muito tempo, mas, por alguma razão, V.M. não retornou. Quando eu deixei meu esconderijo para procurá-lo seus guardas me encontraram e me reconheceram. Então eles me atacaram e me feriram. Eu sangrei muito, se V.M. não tivesse me ajudado eu certamente teria morrido. Eu tinha planejado matá-lo e em vez disso V.M. salvou minha vida. Eu estou envergonhado e muito agradecido. Por favor me perdoe.

O imperador estava atônito. Ele disse: eu sou agradecido por seu ódio ter acabado. Desculpe-me também, agora que ouvi a sua história, pela dor que tenho causado a você. Guerra é terrível. Eu perdôo você e devolvo as suas terras. Vamos ser amigos de agora em diante. Depois de orientar seus guardas para levar o homem para casa, o imperador retornou para o eremita dizendo: Eu devo ir agora. Vou viajar para todo lugar procurando as respostas para as minhas três questões. Eu espero algum dia encontrá-las. Adeus.

O eremita riu e disse: Suas questões já foram respondidas, Majestade!

O que você está dizendo? exclamou surpreso o imperador.

O eremita explicou. Se você não tivesse me ajudado a capinar o meu jardim ontem, atrasando o seu retorno, você teria sido atacado no caminho para casa. Entretanto, o tempo mais importante para você foi o tempo que você capinou o meu jardim. A pessoa mais importante fui eu, a pessoa com quem você estava, e o objetivo mais importante era simplesmente me ajudar.

Depois, quando o homem ferido chegou, o tempo mais importante foi o tempo que você dispendeu cuidando da sua ferida, de outro modo ele teria morrido e você teria perdido para sempre a oportunidade de perdoar e fazer nova amizade. Naquele momento ele era a pessoa mais importante e o objetivo mais importante era tratar sua ferida.

O presente momento é o único momento, disse o eremita. A pessoa mais importante é sempre a pessoa com quem você está. O objetivo mais importante é fazer a pessoa que está ao seu lado feliz. O que podia ser mais simples ou mais importante?

O imperador curvou-se em gratidão para o velho eremita e foi em paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...